A melhor maneira de motivar seu time

Estava lendo os doze princípios do manifesto ágil e me peguei pensando muito sobre o seguinte princípio:
“Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.”

Para manter um time motivado deve-se primeiro fornecer para ele um ambiente saudável, onde ele possa produzir, fornecendo à ele tudo o que for necessário para executar da melhor maneira possível o trabalho, sejam as ferramentas de desenvolvimento de última geração, acesso as pessoas de negócio sempre que necessário, conhecimento da plataforma, cursos etc.. Cheguei a conclusão que nada disso tem valor se não atentarmos ao seguinte item no parágrafo do princípio acima que é a CONFIANÇA que eles farão o seu trabalho.

Demonstrar a confiança não é simples e requer um exercício de auto-controle muito grande, onde a estratégia utilizada para  realizar isso crucialmente passa pelo caminho da autonomia. Um time deve ter a autonomia necessária para tomar as decisões que são mesmo de fato dele, um exemplo claro disso é a escolha de qual banco de dados utilizar. Se não houver um motivo forte para que o cliente escolha qual o banco que ele precisa usar, o time deve sim escolher baseado em vários fatores que não são o foco aqui.

Elogiar um time quando ele realiza um trabalho bem executável e que atingiu seu objetivo eleva a moral do time, isso é sabido, mas deve ser feito com o cuidado de não parecer falso, com interesses escusos de cunho manipulador.

O time gosta de aprender, deixe ele aprender, e com responsabilidade trazer o conhecimento que é adquirido para dentro do próprio time, isso valoriza as pessoas envolvidas e provavelmente irá trazer um background técnico melhor para o time, aumentando assim a qualidade do software que é entregue e consequentemente o retorno maior do que foi investido.

Qual é a sua meta? Essa é uma pergunta que deve ser feita pelos líderes constantemente. Cada pessoa no seu time provavelmente dirá que tem uma meta para a vida. Você está preparado para ser um facilitador dessa meta? Está disposto a ajudar o teu time a alcançar os seus objetivos?

Seja transparente sempre!! É comum tomarmos algumas decisões e não participar o time, porém digo desde já que se a decisão tomada for impactar no time, o time tem que saber no mesmo momento.

Acho que não preciso lembrar que a falta de transparência traz por consequência a desconfiança, então cuidado!!

É necessário ter boas relações interpessoais para alcançar o objetivo de motivar seu time. Se você não tem uma boa relação com algum membro do seu time, dificilmente ele será mais colaborativo e te ajudará no processo.

Não controle o que seu time faz o tempo todo, esse comportamento apenas evidencia a desconfiança.

Não esconda as falhas, porém não as utilize para criticar o time, mas sim para evidenciar um comportamento ou problema e veja isso como uma oportunidade de melhoria. Pergunte para os membros do seu time como eles podem te ajudar a garantir que essa falha não irá mais ocorrer, deixe que eles te mostrem qual a solução irá ser tomada, lembrando que as pessoas se comprometem com o mundo que elas ajudam a criar.

Ainda assim acredito que a melhor maneira de motivar o seu time é não desmotivando ele, ou seja, você é capaz de motivar ou desmotivar, a escolha é sua. Simples assim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s