A importância da meta.

Em vários projetos, não apenas ágeis, metas identificam pontos de verificação e validação do que está sendo realizado dentro de um projeto. Para projetos ágeis, especificamente utilizando Scrum, a meta é a razão de existir de uma iteração, também conhecida como Sprint. Se olharmos para o Scrum como um jogo onde o ideal é vencer e para vencer a meta dever ser alcançada, fica claro a importância de uma meta clara e atingível. Mais ainda, sem uma meta, não faz o menor sentido por exemplo, ter uma reunião diária, que serve para o time sincronizar os esforços e verificar o quanto longe está justamente da meta.
Meta para times Scrum
Assim como no futebol a meta é fazer o gol, no Scrum a meta deve ser entendida por todo o time Scrum e todos sem exceção devem jogar o jogo para vencer e tendo sempre em mente aonde querem chegar e porque a meta é importante para a Sprint e por consequência para o Produto. A analogia pode ser feita da seguinte forma também: Um produto pode ser considerado como um campeonato e as Sprints comparadas às partidas que são jogadas para que o time vença o campeonato. Pode ser que às vezes percamos alguns jogos, mas o campeonato é sempre mais importante que os jogos. Desta forma podemos ver que a Visão do Produto nada mais é que a meta maior que permeia o desenvolvimento, guiando o time à vitória final.

Cuidado com metas inatingíveis

Muitas vezes somos levados a ser demasiadamente otimistas com nossas metas, um mal que por sua vez pode ser fatal para o cumprimento destas. Não é incomum aquele desenvolvedor que julga ser capaz de entregar algo de esforço supostamente conhecido em um determinado tempo e por sua inexperiência ou mesmo falta de conhecimento do negócio, atrasa ou por vezes sequer finaliza aquilo que predispôs a realizar. Metas tem que contextualizar com as entregas, devem caber dentro de uma Sprint. Algo do tipo “Criar modulo de transação financeira” é por sinal de uma meta não muito específica, incerta e abstrata.

Metas devem expressar o valor de negócio que o cliente irá agregar

Uma meta que não expressa o valor do negócio, não traz ao time o sentimento de entrega de valor, o time deve saber, se for questionado porque é tão importante a existência da Sprint atual e qual o benefício está trazendo para o negócio do seu cliente. A meta “Criar modulo de transação financeira” não representa qual será o benefício em termos de negócio que o cliente irá ter ao término desta Sprint. Muitas vezes devemos pensar: O que o cliente irá ganhar com o resultado desta Sprint. A resposta para este questionamento pode definir qual o sentido da Sprint, e evidenciar a importância do resultado para o produto final.

Definição de metas conjuntas

Meta ScrumSempre que um Product Owner compartilha sua visão e juntamente com seu time, define qual será sua meta para determinada Sprint, podemos dizer que temos uma meta na qual o time efetivamente participou, desde a elaboração, e neste ponto temos uma meta que é perfeitamente entendida, desde a concepção até a importância e o comprometimento dos membros do time é maior por entenderem que sua responsabilidade com aquilo que ajudaram construir é ainda maior. Participar o time cria o sentimento de coparticipação no desenvolvimento do Produto como um todo, e tal sentimento, mantém o time focado no Produto e no Negócio que este deve atender. Costumo dizer que a visão do Produto é o sonho do Product Owner e que se compartilhada com o time torna-se o sonho de todos e estes são muito mais motivados quando sentem que estão realizando seus próprios sonhos.

Iniciar pelos itens que são mais importantes para a meta

Sempre que um time iniciar uma Sprint, deve começar pelos itens de maior valor para o cliente, aqueles que fazem mais sentido para a realização da Sprint e consequentemente, que mais comprometem a meta. Sim, os times devem começar pelos itens mais críticos sempre! Isso garante que o que é mais complicado e portanto a maior porcentagem do trabalho seja realizado já no início da Sprint, e caso algo saia do eixo, o Scrum permite ajustes desde que a meta seja mantida, assim, não comprometendo a essência do trabalho que está sendo realizado, nem mesmo sua razão de existir.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s