Qual o papel da TI na sua empresa?

Depois de um longo e não tão tenebroso inverno, ou verão whatever!!! Cá volto eu a escrever algumas linhas sobre esse assunto que é demasiado extenso, mas vale muito a pena discutir. Este post não tem a pretensão de se simples, longe disto, mas sim causar uma reflexão para o verdadeiro papel da TI nas empresas atuais.

A TI operacional

A TI operacional

De qualquer forma, antes de tudo vamos explicar que para entender o papel da TI é necessário separar as empresas, deliberadamente é claro entre duas Tags: Empresas Fim e Empresas Meio, a estas eu me dirijo neste post, já que julgo desnecessário debater o papel da TI abordando uma empresa de TI.

Primeiramente é comum ouvir falar em inovação tecnológica, bull shit! Nos dias de hoje a tecnologia tem que fazer parte do cotidiano de qualquer ambiente, independente de qual é o ramo de atividade da sua empresa, pois uma empresa que não tem site, e-mail Twitter, oh sim, Twitter está fadada a não alcançar a plenitude do público alvo que pode atingir, mas até aqui estamos falando da TI que é meramente operacional, longe de ser estratégica.

Inovação mesmo conseguimos com esforço, estudo, busca por aperfeiçoamento, dedicação e principalmente, focando no que ao meu ver é o mais importante para o sucesso de qualquer empresa: as Pessoas!

Se em sua empresa você é constantemente cobrado por resultados, a luz amarela ascende quando você coloca na balança qual foi o investimento realizado em prol deste resultado e percebe que foi nulo ou perto disto. Simples o papel da TI na tua empresa é meramente operacional.

A TI tem que ser, deve ser estratégica nas empresas, deixando de ser vista como o pessoal do computador, mas sim como as pessoas que tem em suas mãos algo que é muito importante para a Empresa: a Informação! Quem aqui já tirou leite de pedra? Não dá concordam, da mesma forma ROI só vem com investimento, sem ele é balela, conversa para boi dormir, ponto final.

Se a tua Empresa quer mesmo se “diferente”, ela deve repensar onde está a TI quando as decisões estratégicas são tomadas. Se o gestor da TI da Empresa está na sala dele, tomando um café, enquanto o corpo dirigente decide para onde a Empresa vai, algo está muito, mas muito errado mesmo.

Um dos maiores enganos que tenho visto, é a TI ser sempre a última a saber das coisas e não ter o tempo necessário para se preparar, para entender a mudança, ou se preparar para aplicar boas soluções para os problemas existentes.

Se uma meta for traçada é importante que a TI fala parte dela, não como alguém que executa ordens, mas sim como alguém que pode e deve ajudar a entender o problema e prover soluções.

E nós da TI, o que temos feito para mudar este panorama?

Negócios e TI tem que andar lado a lado, pois na era que o mundo se encontra, falar a linguagem do negócio é quase um dever para nós da TI, mas sem esquecer e ressaltar que nosso papel é sim dar suporte para a área de Negócio, mas também colaborando. Um desenvolvedor hoje tem que saber qual é a fórmula da imposto de renda que ele deve aplicar, mas também, e não menos importante, deve entender o porque da aplicação desta fórmula, isso é entender do Negócio.

Chega de ficar na frente do computador programando e fazendo o que os outros mandam. É necessário começar a colaborar com o cliente, com diz o Manifesto Ágil. Desenvolvedor de software pensa sim e muito. Então não se esconda, deixe claro a sua posição, opine, pois você é sim responsável em parte pelo sucesso do Negócio. Se a empresa for de TI então, você é o ativo mais importante que ela tem, assuma o teu papel nela.

Investir em agilidade acredito eu, seja um caminho sem volta para Empresas e profissionais que querem acompanhar o que o Mercado tem pedido de nós, logo é esse o caminho mano! Recicle-se, reveja seus conceitos, faça um treinamento de relacionamento interpessoal, Gestão de Pessoas, não de “recursos”, nunca vi uma cadeira desenvolver software ou um servidor funcionar com softwares ruins.

Mas e se nada disso funcionar?

Simples, a Empresa que não valoriza a TI, terá a TI que merece. Se você perceber que a TI não tem o valor que nos teus conceitos você julga que ela deveria ter, é inevitável o rompimento. Ninguém deve ser obrigado a trabalhar em um lugar onde seu trabalho não tem reconhecimento, não é valorizado como deveria. Tenho certeza que bons profissionais não ficam desempregados, isso se não escolherem caminhos melhores ainda, abrindo suas próprias Empresas.

4 pensamentos sobre “Qual o papel da TI na sua empresa?

  1. I am extremely impressed with your writing skills as well as with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you modify it yourself? Anyway keep up the excellent quality writing, it’s rare to see a great blog like this one nowadays..

  2. Parabéns Miguel é isso aí! Vivo sempre repetindo aos empresários. “Se vc acha que investir em tecnologia e conhecimento é caro, tente a ignorancia.”

    • Obrigado Voltaire, na minha visão não existe gasto com TI, mas sim investimento, se a empresa considera gasto algo está errado. Só há gasto se o investimento foi mal feito e surge a necessidade de consertá-lo. ROI só vem de investimento, nunca vi retorno sobre gasto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s