Planejamento estratégico e disseminação da informação: O Sucesso depende do alinhamento entre os dois.

visao_estrategia_gestao_pessoasCom certeza você já ouviu falar em Planejamento Estratégico, pois muitas e muitas empresas falam sobre isso. Gestores adoram falar sobre este assunto e diretores amam dizer que tem tudo planejado e pode ser verdade, mas a base da pirâmide tem a visão do todo e qual é o seu papel dentro do plano estratégico?

A resposta é: Nem sempre!

Quando temos nossa visão clarificada e entendemos o que é esperado de nós enquanto parte da estrutura organizacional da empresa, fica mais fácil “vender” e colaborar para os projetos da empresa, pois fica claro a importância que temos dentro do processo de desenvolvimento, não apenas a nível operacional, mas também a nível estratégico.

Nem sempre (essa expressão vou utilizar muito neste post) a visão estratégia põe as Pessoas no centro das estratégias de negócio, o que pode ser considerado um erro letal que impacta diretamente nos resultados esperados, pois como diz o Manifesto Ágil: Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas. Ponto chave para a gestão de TI são as pessoas, sem elas nada existe, nem software, nem infra e claro, nem clientes. Vou resumir, pessoas no centro de qualquer processo de Negócio.

Nem sempre vejo empresas dispostas a participar sua visão estratégica com seus colaboradores, vejo muito por onde ando pessoas restritas ao projeto que atuam, sem saber o que ele significa perante o todo, qual o valor dele para o Business Core de sua empresa. Isso é um erro gigantesco, primeiro por não poder ser o próprio projeto uma motivação, segundo por estas pessoas não estarem preparadas para atuar em outros projetos da mesma ordem de grandeza. Nem entro aqui no ROI que o projeto pode vir a trazer para a empresa, pois não é mensurável do ponto de vista estratégico em comparação aquilo que não conhecemos e que esta sendo executado na empresa.

Lideranças questionadas

Nem sempre a comunicação é eficaz, o que causa ruídos e com toda a certeza atrapalha na execução das atividades. Muitos “chefes” não são líderes, muito em função da forma como eles repassam (ou não) a informação que detém. Certa vez ouvi de alguém que nem todo o “chefe” é líder e nem todo o líder é “chefe”.

lider inspiradorSe o líder não souber transmitir a missão aos seus liderados, o processo é fadado ao fracasso, logo podemos assumir que o líder tem o dever de saber se comunicar eficazmente e principalmente saber identificar as lideranças situacionais abaixo dele. Logo percebemos que o papel do líder é vital para que o planejamento estratégico seja cumprido o mais próximo de sua concepção.

O “chefe” manda: Vá lá e faça.

O Líder diz: vamos lá fazer.

Visão clara do Produto

Cada membro do time tem que ter em mente qual é a necessidade do produto que está desenvolvendo para a empresa. Se você perguntar para alguém do seu time o motivo pelo qual ele está realizando uma determinada tarefa X e ele responder com aquela frase típica: Porque o chefe mandou! (E ainda sorri por saber o motivo) é indício irrefutável que a missão não está clara.

Perguntas óbvias devem ser feitas e as respostas mostram claramente o grau de participação dos colaboradores na missão, são elas:

  • Por que você está fazendo isto?
  • Qual a importância do trabalho que você está executando?
  • Se você não concluir, qual será a consequência? (Se ele responder que será demitido, temos um indício de gestão do medo e o alerta deve ser dado em alto e bom tom)
  • Por que a Empresa precisa deste produto?
  • Quem é o cliente deste produto?

É necessário que todos os envolvidos no projeto tenham a visão bem clara do produto, ou seja, saibam em linhas gerais qual o produto final esperado para aquele projeto. Claro que em ambientes ágeis, onde o escopo é variável há uma chance e grande das atividades levantadas com antecedência nem cheguem a ser executadas.

O que nossa Empresa quer ser quando crescer?

Se você leu a frase acima e pensou: “Esse cara é louco, a minha empresa já é grande”. Sua visão precisa ser aprimorada, pois o Mercado exige que toda a Empresa pense em crescimento. Empresas que não seguem crescendo são engolidas por aquelas que estão sempre em crescimento (vide Google Inc.). As metas de crescimento devem ser claras para que sejam validadas, aprimoradas e revalidadas a cada trimestre. Existem metas de crescimento para vários setores da empresa, desde o mais operacional, até o mais estratégico e cada um precisa estar ciente das suas metas.

Em desenvolvimento de software, por exemplo, metas como: Redução de bugs conhecidos; Maior cobertura de testes automatizados; ALM para todas as aplicações; São metas tangíveis e atingíveis, mas é necessário um planejamento transversão, pois algumas destas metas requerem por exemplo treinamento, que é viabilizado pela Gestão, ou podem necessitar de equipamentos, que só podem ser adquiridos com aprovação e viabilização financeira que por sua vez tem que entrar no planejamento estratégico da alta gestão lá no item “Aquisições e Investimentos”. Ou seja, as áreas precisam conversar sobre o que pretendem para o futuro!

Nem sempre esse alinhamento existe e isso acarreta frustrações e rupturas. Fato é que os times são reflexo dos líderes, e os resultados são reflexos dos times e suas lideranças.

Tudo muda, o tempo todo no Mundo

como uma onda

Para finalizar lembro que ainda de acordo com o Manifesto Ágil devemos estar atentos às mudanças: Responder a mudanças mais que seguir um plano. Todo planejamento é um plano, mas todo plano deve ter a capacidade de receber ajustes. Só porque planejou não quer dizer que deve ser assim, qualquer plano pode ser ajustado dependendo de como o cenário se apresentar. Nem todos os eventos são previsíveis, Dale Carnegie já dizia, espere o melhor mas prepare-se para o pior. Isso não é ser pessimista, apenas prudente, é necessário analisar as possibilidades e estar preparado para o caso de algo, por ventura dar errado.

Nada como o bom e velho PDCA para nos ajudar neste momento.

3 pensamentos sobre “Planejamento estratégico e disseminação da informação: O Sucesso depende do alinhamento entre os dois.

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